2 de fevereiro de 2012

Magritte



O pintor cerebral

Magritte teve uma vida simples, nasceu em Lessines, na província de Hainaut e era o filho mais velho de Régina uma modista e Léopold  um alfaiate.Seus irmãos se chamavam Paul que nasceu em 1902 e  Raymond que nasceu em 1900.
Ele teve uma educação burguesa e de cedo já demonstrava seu interesse pela pintura.Foi fortemente encorajado pelo pai e começou a pintar com apenas 12 anos.
Em 1912 sua mãe cometeu suicídio e isso marcou profundamente o pequeno Magritte que na época tinha 13 anos. Conta uma lenda que Magritte estava presente quando o corpo de sua mãe foi recuperado da água e que o vestido dela lhe cobria o  rosto, essa imagem seria a  fonte de inspiração para diversas telas do pintor que possuem pessoas com o rosto coberto incluindo "The Loves".

Em 1916 ele ingressa na Académie Royale des Beaux-Arts, em Bruxelas para aperfeiçoar sua técnica, mas o conservadorismo da escola não lhe agrada e então abandona o curso.
 As pinturas produzidas nesse período foram influenciadas pelo futurismo e  cubismo e a maioria são nus femininos.
Com 18 anos casou com Georgette um amiga de infância e modelo de muitas das suas telas.Após cumprir o serviço militar foi trabalhar em uma fábrica de papel de Parede,lá trabalhou como designer de cartazes e anúncios até 1926, quando patrocinado pela Galeria de Artes de Bruxelas dedica se integralmente a pintura. Nesse mesmo ano, Magritte produziu uma de suas primeiras obras surrealista, "The Lost Jockey" ,tendo sua primeira exposição apresentada no ano seguinte.
A má recepção da crítica o deixou deprimido e o pintor mudou se para Paris onde viveu por três anos. Lá envolveu se em atividades do grupo surrealista e fez contato com Max Ernst, Dali, André Breton e Paul Éluard. Nesse período Magritte era frequentemente convidado para expor juntamente com os artistas que faziam parte desse movimento chegando a expor em prestigiadas galerias.
 Em 1929 acaba seu contrato com a Galerie la Centaure e ele volta pra Bruxelas , em 1930 volta a trabalhar com publicidade e Junto com seu irmão Paul cria o estúdio Dongo que lhe rende o suficiente para viver.
A ocupação alemã da Bélgica na Segunda Guerra Mundial causou mudanças no estilo de Magritte, o pintor passa por duas momentâneas mudanças . 
De1943 a 1944, Renoir o influencia, dando ao pintor um estilo colorido.Seria uma forma de demonstrar seu sentimento de abandono e de alienação frente a ocupação Alemã .
De 1947a 1948, na época "vache",e a vez dos fauvistas o influenciar a  pintar imagens provocatórias e rudes, nesse mesmo período o pintor também produz falsos Picassos,Braque e Chiricos para se sustentar e mais tarde no período de pós guerra o mesmo produziria notas falsas.
No final de 1948 ele acabaria  por voltar ao seu "visual thinking" ou "pintura cerebral", e não o abandonaria mais.
Em 1967 Magritte morre de câncer no pâncreas, ele foi enterrado no Cemitério Schaarbeek, em Bruxelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário